Seja verde: dicas para proteger o meio ambiente

Green_checklist.jpg

Hoje, mais do que nunca, é necessário agir com urgência e de forma responsável para salvaguardar o futuro do nosso planeta – e isso não é assim tão difícil. As seguintes dicas vão ajudá-lo a economizar energia (poupando recursos) de uma maneira simples, reduzindo os custos operacionais do seu negócio.

Instalação e localização

O equipamento deve ser instalado em local seco e arejado. O local da instalação não deve estar sujeito à acção directa dos raios solares nem estar perto de qualquer fonte de calor, como um fogão, um aquecedor, etc. Caso contrário, o sistema de refrigeração trabalha durante mais tempo, aumentando o consumo de energia e diminuindo a vida útil do equipamento. Garanta que existe espaço suficiente à volta do equipamento (lados e traseira) para que haja uma eficiente circulação de ar. Respeite a classe climática do equipamento. Nunca tapar as aberturas de ventilação na parte posterior e laterais do equipamento.

Temperatura de conservação

Verifique a temperatura de conservação adequada dos alimentos que pretende conservar, de acordo com a legislação de segurança alimentar em vigor. Cada tipo de alimento possui requisitos específicos de conservação que devem ser respeitados. Isto é um factor de grande importância, quer em termos de qualidade dos produtos, quer em termos de poupança de energia. Por exemplo: para um produto que deverá ser mantido a cerca de 4 °C, se alterar o set point do equipamento de 0 para 4 °C é possível diminuir o consumo energético em cerca de 4%.

Temperatura de entrada dos produtos

Coloque sempre os produtos no equipamento a uma temperatura próxima da temperatura de utilização! Para além das implicações para a segurança alimentar, a colocação de alimentos a temperatura elevada aumenta a temperatura da câmara, sendo necessário mais energia para atingir novamente a temperatura de conservação. Quanto mais próximo da temperatura correcta de conservação você colocar os alimentos dentro do equipamento, mais energia poderá poupar.

Veja o gráfico abaixo

Limites de carga

Não sobrecarregue as prateleiras. Certifique-se que a carga não excede o limite imposto pela etiqueta existente na zona interior superior do equipamento que estabelece o limite de carga e que a distribui de modo a deixar o espaço necessário entre produtos, permitindo a correcta circulação de ar frio. Nunca encoste produtos às grelhas de insuflação/aspiração do ar, de modo a permitir a perfeita circulação do ar sobre os mesmos. Durante o carregamento dos produtos no interior do equipamento, certifique-se que não obstruiu a circulação do ar na zona do evaporador, uma vez que a não circulação de ar no evaporador favorece a formação de gelo no mesmo, impedindo o seu correcto funcionamento.

Abertura de portas

Abrir o menor número de vezes possível as portas do compartimento refrigerado e, em qualquer caso, não as deixar abertas por longos períodos de tempo. Tente determinar previamente o que pretende retirar do equipamento antes de abrir a porta e retire o máximo de produtos que necessita de uma vez. Seja rápido a retirar os produtos de dentro do equipamento.

Manutenção

A manutenção é um procedimento vital para manter o seu equipamento a funcionar correctamente. Verifique regularmente a acumulação de sujidade no condensador e a formação de gelo no(s) evaporador(es). Mantenha a circulação de ar desobstruída, reduzindo os tempos de operaçãoo do compressor e, consequentemente, o consumo de energia.

 

1 Dados do consumo de energia retirados de ensaios ao modelo NUUK 803
2 Temperatura dos alimentos na fase de carregamento do equipamento
3 Temperatura ambiente